VÍDEO ÍNDIO BRASIL 2014

11 . dezembro . 2014

De 13 a 20 de dezembro, os brasilienses que acompanharem a programação do Vídeo Índio Brasil 2014 terão a oportunidade de adquirir mais conhecimento e informações sobre as culturas indígenas brasileiras e a realidade dessa população, que hoje somam 817 mil indígenas, segundo dados do IBGE.  
Serão exibidos nas salas do Cine Cultura Liberty Mall, filmes que tem o índio como tema principal, produzidos por indígenas e não indígenas, seguidos de debates sobre temas que revelam o vigor e a diversidade das culturas indígenas, além das necessidades, fragilidades e a importância de voltarmos nossa atenção para esses povos.

A PEC 215, pautada no Congresso Nacional, a tragédia e os conflitos dos Guaranis Kaiowás, o processo histórico das demarcações de terras indígenas e a valorização das tradições indígenas e sua contribuição na formação cultural do Brasil são alguns dos temas a serem debatidos com a presença de indígenas, antropólogos, parlamentares e estudiosos do tema.

As lideranças indígenas Álvaro Tukano, Marcos Terena, Abrísio Kaiowá, Naine Terena e Divino Tserewahu estarão juntos com antropólogos e especialistas como Márcio Meira, ex-presidente da Funai, Roque Laraia, professor da Universidade de Brasília, Vincent Carelli, indigenista e cineasta, entre outros, compondo as mesas dos debates. 

Entre os filmes que serão exibidos estão os longas mais recentes “O Mestre e o Divino”, de 2013, produzido pela ONG Video nas Aldeias, e “Coração do Brasil”, do mesmo ano, dirigido por Daniel Santiago.  O documentário brasiliense “Índio Cidadão”, que aborda a luta das Nações Indígenas brasileiras pela conquista e manutenção dos Direitos Constitucionais, também compõe a programação.

No período da manhã, aos sábados e no domingo, o Vídeo Índio Brasil vai apresentar filmes infantis. Será exibida a trilogia da indiazinha Tainá, sucesso desde o ano 2000, quando lançado o primeiro filme, junto com curtas de animação que também abordam temas indígenas.

O VÍDEO ÍNDIO BRASIL já teve outras edições tanto em Brasília como em Campo Grande- MS.  Em 2010 o projeto ocorreu em mais de 100 cidades simultaneamente. Nas edições anteriores, oficinas de audiovisual foram oferecidas aos indígenas participantes e os registros fotográficos desses encontros, feitos pela fotógrafa Elis Regina, estarão disponíveis entre os dias 13 e 20 de dezembro na exposição “A imagem do índio”, localizada no térreo do shopping Liberty Mall. A próxima edição do projeto na capital sul mato grossense vai ocorrer em março de 2015.

A entrada para os filmes, debates e exposição é franca. No último dia do evento será oferecido no salão do Cine Cultura um coquetel com comidas e bebidas indígenas, logo após a exibição do filme “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci. O diretor estará presente respondendo perguntas sobre o filme feito em 2008 e baseado na história real do indígena Carapirú. 

O projeto é realizado pelo Cine Cultura Liberty Mall e pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, em parceria com a Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura.


 
Mais informações:
Lorena Quintas – Coordenadora de produção
(61) 9951-7175 / (61) 3037-9024