Os filmes Kauwboy e Ausência são os grandes vencedores do I Biff

23 . julho . 2012

O BIFF - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA anunciou na noite de ontem, domingo, os cinco premiados nas categorias de Melhor Filme, Direção, Roteiro, Ator e Atriz. O holandês Kauwboy e o norte-americano Ausência saíram como os grandes vencedores, levando dois prêmios cada um - Kauwboy ficou com os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator para Rick Lens e Ausência levou Melhor Direção para Mark Jackson e Melhor Atriz para Joslyn Jensen. A jovem Lucy Mulloy, que realizou em Cuba o longa-metragem Una Noche saiu com o prêmio de Melhor Roteiro.

Os prêmios foram distribuídos em cerimônia realizada na Sala 1 do circuito Liberty Mall, com apresentação de Anna Karina de Carvalho, diretora de programação do Festival. Para uma sala lotada, Anna Karina revelou que, ao longo de 11 dias, o evento realizou 300 sessões, atraindo 12 mil espectadores. E partiu de Nilson Rodrigues, diretor geral do BIFF, a novidade: em 2013, o evento irá se integrar às comemorações pelo aniversário de Brasília, sendo transferido para abril. O período, segundo informou o diretor do festival, coincide com a realização de dois outros grandes festivais - Tribeca, de Nova York, e BAFICI, de Buenos Aires - o que pode favorecer parcerias e circulação para a programação de todos. "A ideia é transformar o BIFF num grande festival, que esteja entre os principais festivais internacionais das Américas", afirmou Nilson Rodrigues.

O diretor do BIFF também anunciou outras mudanças para a segunda edição do evento, além da transferência da data. Será criado prêmio para Melhor Fotografia e convidados 15 representantes/curadores de festivais internacionais de várias partes do mundo para participarem de cabines fechadas com filmes brasileiros. Isso, segundo Nilson Rodrigues, pode gerar convites para títulos nacionais participarem de eventos fora do país. "Isso incrementa o mercado cinematográfico brasileiro", disse.

Representando a Presidenta Dilma Rousseff, o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou apoio e reconhecimento do Governo à iniciativa, dizendo que faz parte da política do Governo Dilma não só mudar os índices econômicos e sociais, mas também colocar a cultura como fator importante na mudança. E, dirigindo-se a Samuel Magalhães, Gerente de Comunicação Norte/Centro-Oeste e Minas Gerais da Petrobras, Gilberto Carvalho brincou: "A Petrobras pode diminuir seu lucro, mas não o apoio à cultura e à arte". Samuel Magalhães, no entanto, garantiu: "A Petrobras reconhece a qualidade do evento e pretende dar todo apoio ao festival".

PREMIADOS:

Melhor filme: Kauwboy
Melhor direção: Ausência
Melhor roteiro: Lucy Mulloy (Una Noche)
Melhor ator: Rick Lens (Kauwboy)
Melhor atriz: Joslyn Jensen (Ausência)

 

SINOPSES DOS PREMIADOS

 

AUSÊNCIA - Without - USA, 2012, 87 min, drama
Direção: Mark Jackson
Com: Joslyn Jensen, Ron Carrier

Numa remota e arborizada ilha do Pacífico, uma jovem mulher tornar-se cuidadora de um homem em estado vegetativo. Ela não tem sinal de celular, nem Internet. Há apenas um ano terminou o Ensino Médio e se viui forçada a conhecer as necessidades de homem que não pode responder. Joslyn começa a experimentar estranhas ocorrências na noite que revelam sua crescente inquietação emocional. Ao mesmo tempo em que procura encontrar consolo em companhia desta homem, sente medo e desconfiança com relação a ele. Quando a monotonia de seu cotidiano começa a se confirmar, os limites entram em colapso e Joslyn luta com sexualidade, culpa e perda.
VENCEDOR DO FILM INDEPENDENT SPIRIT AWARDS 2012, PRÊMIO DE MELHOR DIRETOR NO FESTIVAL THESSALONIKI E MELHOR ATRIZ EM MAR DEL PLATA.


KAWBOY -
HOLANDA, 2012, 81 min, drama
Direção: Boudewijn Koole
Com: Rick Lens, Loek Peters, Susan Radder, Ricky Koole
Jojo, um menino de 10 anos de idade, tem uma família difícil: o pai sofre violentas mudanças de humor e a mãe está sempre ausente. Até que Jojo encontra uma gralha bebê abandonada e a leva para casa escondida. Seu pai não pode saber de nada. Jojo quer apresentar sua nova amiguinha à família, no aniversário da mãe. Mas o pai não está muito para festas. Então, a menina vai ter que tomar muito cuidado. Através de sua amizade especial com o pássaro e a capacidade de adaptação que só as crianças possuem, Jojo encontra uma maneira de quebrar o muro que circunda o coração do pai.
MELHOR FILME DA MOSTRA GENERATION, DE BERLIM, 2012; PRIX DE LA VILLE DE SAINT-QUENTIN NO CINEJEUNE, APRIL 2012, E 'UNICEF AWARD' NO BAFICI, BUENOS AIRES INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, APRIL 2012.


UMA NOCHE
- USA/CUBA/INGLATERRA, 2012, 90 min, drama
Direção: Lucy Mulloy
Com: Dariel Arrechaga, Anailín de la Rúa de la Torre, Javier Núñez Florián

O drama de três jovens cubanos. Os adolescentes Raul e Elio sonham com a ideia de fugir de Cuba e começar vida nova em Miami. Quando Raul é acusado de agredir um estrangeiro, ele não tem escolha a não ser escapar e seu amigo Elio terá que decidir se seu desejo de liberdade é grande o suficiente para ir com Raul, abandonando sua irmã gêmea Lila. Cheio da energia nervosa da juventude inquieta de Havana, mostra um retrato convincente da vida moderna na capital cubana.
PREMIADO NO FESTIVAL DE BERLIM EM 2012 E PRÊMIOS DE MELHOR DIREÇÃO, ATOR E CINEMATOGRAFIA NO TRIBECA FILM FESTIVAL.

 

 

CONTATOS:
Anna Karina de Carvalho - Diretora - Director
BIFF - BRASILIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
www.biffestival.com
+ 55 61 33271588

 

Assessoria de imprensa (para uso exclusivo dos jornalistas):
Objeto Sim Projetos Culturais

Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 - Gioconda Caputo: 8142. 0112
Maria Alice Monteiro: 9831. 5090 - Roberta Timponi: 9211. 1414
objetosim@terra.com.br e objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br