Festival de Cinema de Brasília chega à sua 45ª edição

17 . setembro . 2012

A 45ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começa nesta segunda-feira (17/9) e segue até dia 24 com uma programação de mostras competitivas e não-competitivas, encontros, debates, seminários, oficinas e outros eventos paralelos – como o Cinema Voador (exibição de filmes ao ar livre) -, lançamentos de catálogos, livros e DVDs.

Neste ano, mais de 70 filmes serão exibidos no festival. As duas mostras competitivas serão divididas entre longas-metragens e curtas-metragens, num total de 30 filmes. Os longas-metragens se dividem nas categorias ficção e documentário, enquanto os curtas-metragens competem em três categorias: ficção, documentário e animação.

Os filmes das mostras competitivas serão avaliados pelo júri e os vencedores de cada categoria serão contemplados com o Troféu Candango e prêmios em dinheiro no valor total de R$ 635 mil.

Além das mostras competitivas, o festival conta com quatro mostras não-competitivas – Mostra Brasília, Mostra Panorama Brasil, UNB e o Cinema e Brasil – e uma mostra paralela, o Festivalzinho, voltada para animações infantis e exibida entre 18 e 21 de setembro em escolas de Brasília e cidades-satélite do Distrito Federal. A programação conta ainda com o Fórum de Defesa e Promoção do Cinema Infantil Brasileiro, com debates sobre a produção e divulgação do cinema infantil nacional.

Nesta edição, a área de atuação do Festival foi ampliada: as exibições dos filmes das mostras competitivas acontecerão simultaneamente no Teatro Nacional, no Teatro Newton Rossi da Ceilândia, no Teatro de Sobradinho, no Teatro Paulo Autran SESC Taguatinga e no Teatro do SESC do Gama. No dia seguinte às exibições dos filmes haverá reprise no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil.

Confira a progamação completa no site www.festbrasilia.com.br.