Brasília International Film Festival - BIFF 2015

29 . outubro . 2015

Confira a programação em www.biffestival.com

 


O BIFF – BRASÍLIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL está chegando à quarta edição em 2015. De 06 a 15 de novembro, o Cine Brasília e as salas do Cine Cultura Liberty Mall, agora com projeção digital em DCP, receberão uma programação composta de grandes títulos inéditos no Brasil – alguns recentemente exibidos em festivais como Cannes e Berlinale.

O IV BIFF exibirá quatro mostras: além da tradicional Mostra Competitiva de Ficção, este ano haverá também uma Mostra Competitiva de Documentários. A Mostra Homenageado trará o diretor, roteirista e produtor de cinema argentino Luis Puenzo e a Mostra "Cuba, Cinema e Revolução" fará uma retrospectiva do cinema cubano nas últimas décadas. O Mundo Animado será gratuita e oferecida a alunos de escolas públicas do DF.

As Mostras Competitivas de Ficção e de Documentários apresentarão 16 filmes de várias partes do mundo: Itália, Índia, Bélgica, Bulgária, Cuba, México, Argentina, Paraguai, Alemanha, Áustria, Espanha e Brasil. A curadoria foi feita por Nilson Rodrigues, diretor geral do BIFF, Anna Karina de Carvalho, diretora de programação, pela cineasta e professora Erika Bauer e pela jornalista e produtora Lorena Quintas. Os filmes da Mostra Competitiva de Ficção concorrem a um prêmio de R$ 20 mil, enquanto os da Mostra Competitiva de Documentários entram na disputa pelo prêmio de R$ 10 mil.

O Festival contará com o primeiro filme latinoamericano a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. “A História Oficial” (Argentina/1985) virá acompanhado de seu roteirista e diretor Luis Puenzo.

O BIFF terá grandes pré-estréias em sua programação. Na noite de abertura será exibido o aclamado "O Clã" (Argentina/1985). Os filmes "Sabor da Vida" (Japão/França/Alemanha) e o ganhador da Palma de Ouro no festival de Cannes 2015, “Dheepan – O Refúgio” serão exibidos em sessões de gala.

Nesta edição o BIFF traz mais uma novidade a suas Mostras
Competitivas: a seleção de melhor filme se dará por votos de júri popular. A cada sessão destas mostras, os espectadores deixarão seu voto em urnas localizadas na saída das salas.

Sejam bem vindos ao BIFF 2015, um festival feito por amantes do cinema para amantes do cinema!